quarta-feira, agosto 31, 2005
Ilha da Armona
Pois é! Queria apenas dizer que gostei muito de estar na praia com parte desta belíssima tertúlia...Na praia e de férias, leia-se. Aquilo é que foi ler...
E nos poucos mergulhos, sentir o mar salgado, com ondas de 20 metros e correntes colossais! Já estou a sentir alguma nostalgia...
terça-feira, agosto 30, 2005
tira-teimas
músculo de fibras circulares concêntricas dispostas em forma de anel, que controla o grau de amplitude de um determinado orifício. O sistema digestivo humano tem dois esfíncteres importantes, o esfíncter anal e o esfíncter pilórico, que faz comunicação entre o estômago e o duodeno.
fica esclarecido.
Pro Teste - Edição nº 259 - Junho 2005
Água das piscinas
Dos 20 empreendimentos inspeccionados, mais de metade tinham as piscinas com água de fraca qualidade ou mesmo imprópria para banhos.
segunda-feira, agosto 29, 2005
domingo, agosto 28, 2005
Para gente saudável

Salada Morna de Legumes
(para 4 pessoas)
4 beringelas pequenas, 4 curgetes, 200 gr de abóbora, 2 pimentos verdes, 2 pimentos vermelhos, 4 tomates-chucha, vinagre e molho (2 dentes de alho picados+1 raminho de tomilho+3 colheres sopa de azeite+1 colher de chá de açucar)
- Cortar as beringelas e curgetes às meias-luas, temperar com sal (pouco) e deixar durante 15 minutos. Secar com papel absorvente
- Cortar a abóbora aos cubos e os pimentos aos quartos. Retirar as sementes aos tomates e fazer um golpe em cruz em cada um deles
- Misturar todos os legumes num recipiente de forno e regar com o molho
- Levar ao forno durante cerca de 30' a 180ºC. Depois de assados, retirar do forno deixar amornar e borrifar com o vinagre
sábado, agosto 27, 2005
o regresso do kursk!
após tão traumática lesão ocorrida nesse palco glorioso que é o cimento do Clube Operário do Campo Pequeno, rendi-me à natação que os senhores ortopedistas me tentavam receitar como a cura à escliose que se moldou a minha coluna. sempre resisti ao longo dos anos, mas, com a idade, vamos ficando mais tenros e alguns preconcenitos tendem a diluir-se.
daí que inscrevi-me, na companhia do meu grande amigo e colega de bola, jaimemorto. a quem aliás, agradeço mais uma vez a gentileza de me ter socorrido e transportado ao hospital no dia do malfadado acidente.
fizemos a inscrição na piscina do areeiro. desde então, muitos água correu debaixo da ponte e muitas histórias mais podiam ser aqui relatadas. bem, mas vamos ao que interessa.
depois de ter visto a minha natação (da qual até aprendi a gostar!), ser impedida em diferentes ocasiões pelo vómito, urina ou até pelo sangue derramado por acidentes no cais e tanque, só faltava acontecer isto.
depois de tomar o chuveiro incial obrigatório e, de ter passado pelo lava-pés, ali estava eu, sozinho no cais, corpo molhado, calção justo de cor escura, touca e chinelos a condizer, pronto a dar início aos exercícios de aquecimento quando, os dois nadadores-salvadores acompanhados por uma funcionária do estabelecimento impedem-me de efectuar o mergulho glorioso para a água. não!? seria possível?! novamente impedido?! o facto de estarem os três, na altura da minha entrada no cais, à beira da piscina a tntar identificar algo que, aparentemente encontrava-se dentro de água, fez aumentar ainda mais as minhas suspeitas.
aproximei-me do local. no fundo, duas manchas escuras inertes. um dos nadadores peruntou-me - acha que é cócó? - naquela altura, percebi que já não ía nadar. é claro que era cócó. até eu, sem óculos conseguia perceber isso. um belo submarino longilíneo coadjuvado por uma redonda carlota pousados no fundo do mar. um líquido amarelo emanava e dissolvia-se na água. estava a desfazer-se portanto. era fresco!
a confirmação veio pouco depois. a piscina ía encerrar para limpeza...
sexta-feira, agosto 26, 2005
A indústria dos incêndios
José Gomes Ferreira
Sub-director de Informação da SIC
Publicação: 04-08-2005 21:05
Oficialmente, continua a correr a versão de que não há motivações económicas para a maioria dos incêndios. Oficialmente continua a ser dito que as ocorrências se devem a negligência ou ao simples prazer de ver o fogo. A maioria dos incendiários seriam pessoas mentalmente diminuídas.
Mas a tragédia não acontece por acaso. Vejamos:
1 - Porque é que o combate aéreo aos incêndios em Portugal é TOTALMENTE concessionado a empresas privadas, ao contrário do que acontece noutros países europeus da orla mediterrânica? O Dias Loureiro está por trás da principal empresa de aviões!
Porque é que os testemunhos populares sobre o início de incêndios em várias frentes imediatamente após a passagem de aeronaves continuam sem investigação após tantos anos de ocorrências? E os incendiários continuam todos à solta?!
Porque é que o Estado tem 700 milhões de euros para comprar dois submarinos e não tem metade dessa verba para comprar uma dúzia de aviões Cannadair? Porque é que há pilotos da Força Aérea formados para combater incêndios e que passam o Verão desocupados nos quartéis? Porque é que as Forças Armadas encomendaram novos helicópteros sem estarem adaptados ao combate a incêndios? Pode o país dar-se a esse luxo?
2 - A maior parte da madeira usada pelas celuloses para produzir pasta de papel pode ser utilizada após a passagem do fogo sem grandes perdas de qualidade. No entanto, os madeireiros pagam um terço do valor aos produtores florestais. Quem ganha com o negócio? Há poucas semanas foi detido mais um madeireiro intermediário na Zona Centro, por suspeita de fogo posto. Estranhamente, as autoridades continuam a dizer que não há motivações económicas nos incêndios... Quem foi o ministro da Agricultura que encheu o país de eucaliptos e que era e é Administrador da SOPORCEL? -- o Álvaro Barreto! E o tambem Administrador da CELBI -- o Francisco Balsemão! Ah, pois, tudo boa gente!!!
3 - Se as autoridades não conhecem casos, muitos jornalistas deste país, sobretudo os que se especializaram na área do ambiente, podem indicar terrenos onde se registaram incêndios há poucos anos e que já estão urbanizados ou em vias de o ser, contra o que diz a lei. Veja-se em Cascais, os terrenos do Abano e Malveira!!!
4 - À redacção da SIC e de outros órgãos de informação chegaram cartas e telefonemas anónimos do seguinte teor: "enquanto houver reservas de caça associativa e turística em Portugal, o país vai continuar a arder!". Uma clara vingança de quem não quer pagar para caçar nestes espaços e pretende o regresso ao regime livre.Na Beira Interior isso já está demonstrado!
5 - Infelizmente, no Norte e Centro do país ainda continua a haver incêndios provocados para que nas primeiras chuvas os rebentos da vegetação sejam mais tenros e atractivos para os rebanhos. Os comandantes de bombeiros destas zonas conhecem bem esta realidade. Há cerca de um ano e meio, o então ministro da Agricultura quis fazer um acordo com as direcções das três televisões generalistas em Portugal, no sentido de ser evitada a transmissão de muitas imagens de incêndios durante o Verão. O argumento era que, quanto mais fogo viam no ecrã, mais os incendiários se sentiam motivados a praticar o crime...
Participei nessa reunião. Claro que o acordo não foi aceite, mas pessoalmente senti-me indignado. Como era possível que houvesse tantos cidadãos deste país a perder o rendimento da floresta - e até as habitações - e o poder político estivesse preocupado apenas com um aspecto perfeitamente marginal?
Estranhamente, voltamos a ser confrontados com sugestões de responsáveis da administração pública no sentido de se evitar a exibição de imagens de todos os incêndios que assolam o país.
Há uma indústria dos incêndios em Portugal, cujos agentes não obedecem a uma organização comum mas têm o mesmo objectivo - destruir floresta porque beneficiam com este tipo de crime.
Estranhamente, o Estado não faz o que poderia e deveria fazer:
1 - Assumir directamente o combate aéreo aos incêndios o mais rapidamente possível. Comprar os meios, suspendendo, se necessário, outros contratos de aquisição de equipamento militar.
2 - Distribuir as forças militares pela floresta, durante todo o Verão, em acções de vigilância permanente. (Pelo contrário, o que tem acontecido são acções pontuais de vigilância e combate às chamas).
3 - Alterar a moldura penal dos crimes de fogo posto, agravando substancialmente as penas, e investigar e punir efectivamente os infractores
4 - Proibir rigorosamente todas as construções em zona ardida durante os anos previstos na lei.
5 - Incentivar a limpeza de matas, promovendo o valor dos resíduos, mato e lenha, criando centrais térmicas adaptadas ao uso deste tipo de combustível.
6 - E, é claro, continuar a apoiar as corporações de bombeiros por todos os meios.
Com uma noção clara das causas da tragédia e com medidas simples mas eficazes, será possível acreditar que dentro de 20 anos a paisagem portuguesa ainda não será igual à do Norte de África. Se tudo continuar como está, as semelhanças físicas com Marrocos serão inevitáveis a breve prazo.
José Gomes Ferreira
quarta-feira, agosto 24, 2005
terça-feira, agosto 23, 2005
Do despotismo

investido nas qualidades de mastermind deste blogue, Grande Arquitecto inspirador do pasquim d'A Bela Tertúlia, pedreiro-livre do html dos pequeninos, activei os poderes de lettering e dei legibilidade à receita de Nunes, que a merece. O Ente Supremo também gosta de pizza, que diabo. E estava com dificuldades de leitura.
segunda-feira, agosto 22, 2005
Receitas Prometidas 1
misturar 2 c.s. de açucar, 1 c.s. de sal e 50gr de fermento biológico (costuma vender-se nos supercados ao pé da padaria, podem usar fermipan em alternativa mas não é a mesma coisa) até ficar homogéneo.
acrescentar 1 chávena de óleo, 2 chávenas de água morna e 1kg de farinha, peneirada aos poucos. amassar tudo muito bem, formando uma bola, até que a massa já não se prenda nas mãos. tapar com um pano e deixar repousar 30'.
abrir a massa com um rolo até ficar com cerca de 5mm de espessura, colocar o recheio e enrolar como se fosse uma torta. colocar no tabuleiro e reservar mais 30'. pincelar por cima com 1 gema de ovo batida e, levar a forno pré-aquecido, durante cerca de 30'.
recheio: deixo-vos aqui o recheio mais convencional, se bem que o(a) leitor(a), poderão dar asas à imaginação e experimentar outras combinações.
lavar bem 6 tomates maduros, cortar em rodelas e temperar com sal, pimenta preta, oregãos e um pouco de azeite (não encharque!). deixar repousar num passador para perderem a água.
depois de estendida a massa, colocar 300gr de fiambre, 500gr de mozzarella e por fim o tomate, respeitando esta ordem.
nota importante: normalmente, metade das quantidades indicadas dão para uma pizza para 4 pax.
bom apetite!!!
A ida e a estadia
Antes de mais: Parabéns Gaja do Teatro e de Nunes!! Vocês sabem quem são!
O Algarve está cá, nós também. Durante estes dias de descanso deu para reparar no jardim zoológico em que se transforma esta terra. É a confluência de tudo o que o nosso povo é e representa. As mulheres do norte fazem as compras para a família, os respectivos maridos estão ou no carro à espera, ou em casa a beber a bela da jola, que o dia foi cansativo. O pessoal de Lisboa vem com os seus cortes de cabelo nojentos passear a prole e o BMW, durante o dia passeiam o seu bronze disfarçados na multidão, à noite desmascaram-se com as suas demonstrações materiais e críticas à pequenez da arraia miúda (os Algarvios e o resto do país), ainda há os Espanhóis, que têm um prazer sádico em tratar mal os empregados de café rematando com um "no hablan español!!! No meio de tudo isto encontramo-nos nós, lisboetas (o meu cabelo está quase ao nível daqueles que acima falei) mas de bom coração! Esta quinta já estaremos por aí, que tal uma tertúlia de Agosto?
Mousezinger e stôra
sábado, agosto 20, 2005
sexta-feira, agosto 19, 2005
quinta-feira, agosto 18, 2005
quinta-feira, agosto 11, 2005
Ai, a década dos 30 e outras soluções




quando as minhas peles começarem a andar ao pendurão e o botox já não for solução (nessa altura a minha cara parecerá um glaciar antárctico a desfazer-se com o calor), terei de recorrer à técnica do Fio Russo, a qual passo a apresentar:
"Uma nova técnica é agora oferecida para o controle deste problema, chamada de "Fio Russo", ou Fio Lifting Beramendi .
O Fio Russo é um Fio de Poplipropileno de dupla convergência, ou seja , com uma espécie de garras em sentido duplo, que é colocado no tecido flácido e consegue manter um grau de suspensão.
O Fio Russo é de Polipropileno, um material utilizado nas suturas cirúrgicas internas é que é assimilado pelo corpo. Ele não é degradável, e é biocompatível, e tem uma forte resistência. Não costuma provocar reações alérgicas. É por isso que este material é utilizado em suturas cirúrgicas , principalmente nas costuras entre vasos, e é amplamente utilizado em todo o mundo. O polipropileno foi o material escolhido para a fabricação do Fio Russo. O Fio possui dois segmentos de garrinhas que correm em sentidos opostos, em direção ao Centro do Fio.
Os fios são colocados no tecido flácido, na parte da gordura, através de um guia especialmente deenvolvido. Depois de colocado uma parte , traciona os tecidos para cima e a outra segura e impede que o fio se mova, e assim fica preso. O próprio fio promove de imediato uma sustentação do tecido e com o tempo ocorre a formação de tecido novo, que vai manter mais ainda a sustentação."
Ai, a década dos 30

dando ouvidos à voz do povo, chegou a hora de eu me preocupar com as rugas, com a flacidez das fuças e outras quimeras. Para começar enveredo pelo botox.
quarta-feira, agosto 10, 2005
A cruel verdade

O que eu vi (e ia na mesma viatura), foi algo na estrada com aspecto querido que se deparou repentinamente com um monstro a 100km/h. Quando o bichano pensava que a vida estava salvaguardada, eis que a máquina infernal dá nova e rápida guinada,seguindo-se dois solavancos à Camel Trophy, que passaram a ferro a inocente criatura transformando-a rapidamente em acém, tripas à nortenha e costeletas peludas mas viradas do avesso. É claro que, como estava calor, isto pode não ter passado de um truque da minha imaginação...
A verdadeira história...

terça-feira, agosto 09, 2005
Lince Ibérico morto na EN125

No passado Domingo, algures entre Cacela e Tavira, jovem condutora atropelou o último Lince Ibérico do Algarve.
Após forte pancada no animal, pôs-se em fuga refugiando-se na vegetação do Parque Nacional da Ria Formosa.
Só ao final do dia, a condutora foi detida tendo argumentado: " ele já estava morto à beira da estrada e quando o vi mal me consegui desviar".
A Stôra é uma selvagem!
Cabeçalho
Para quando a alteração do cabeçalho deste blog com o nome daqueles que realmente o usam? O blog a quem o trabalha!
sexta-feira, agosto 05, 2005
quinta-feira, agosto 04, 2005
quarta-feira, agosto 03, 2005
Decreto-Lei nº 119/05
Saíu discreto e só agora começa a fazer mossa:
os trabalhadores independentes - vulgo "aquela malta que trabalha a recibos verdes porque sai mais barato às empresas para não pagarem à S. Social" - viram as contribuições mensais subir.
Assim, o que até dia 22 de Julho era 95 €, agora passou a 150 €!!!!
Acho que não tenho de explicar por que mais 660 euros anuais vão tornar a vida (um pouco mais) infernal.
TERRORISMO CRISTAO
Eis um post gamado a um blog da nossa praça, não resisti...
"Na passada segunda-feira um dos homens que já foi um dos mais procurados criminosos norte americanos, o terrorista cristão Eric Rudolph foi condenado a prisão perpétua pelo atentado bombista a uma clínica de interrupção voluntária da gravidez (IVG) em Birmingham, Alabama, que matou uma pessoa e feriu gravemente outra.
Outras sentenças esperam-se em breve já que Eric Rudolph se declarou culpado de uma série de outros atentados bombistas, incluindo o que ensombrou os Jogos Olímpicos de Atlanta em que morreu uma mulher, e atentados a outra clínica de IVG e a um clube de homossexuais em Atlanta. Numa das cartas em que reclama a autoria destes dois últimos, em nome do Exército de Deus, um ramo da Identidade Cristã, pode ler-se: «Declaramos e faremos guerra total ao ímpio regime comunista de Nova Iorque e aos seus lacaios legislativos burocratas de Washington. São vocês que são responsáveis e presidem ao assassínio de crianças e promulgam as políticas de ímpia perversão que está a destruir o nosso povo».
Reiterando o que já tinha escrito, Rudolph afirmou na segunda feira que os atentados bombistas que cometeu eram motivados pelo seu ódio ao aborto e ao governo federal que permite que eles continuem. Nomeadamente defendeu que o atentado à clínica por que foi condenado foi perfeitamente justificável uma vez que «O que eles faziam era participar no assassínio de 50 crianças por semana. O aborto é assassínio e eu acredito que a força mortífera é necessária para o parar».
Claro que a imprensa americana, tão lesta e prolífica a descrever o terrorismo islâmico, tem uma certa dificuldade em reconhecer as acções de Rudolph como terrorismo cristão.
Tal como Clayton Lee Wagner, outro auto proclamado justiceiro contra o aborto, que não foi considerado um terrorista cristão mesmo depois de justificar os seus ataques «preventivos» com Antrax (falso) a clínicas de IVG, por ter sido chamado por Deus para ser seu guerreiro: «Deus chamou-me para fazer guerra aos seus inimigos... e não interessa a Deus se és uma enfermeira, recepcionista, contabilista ou funcionário da limpeza. Se trabalhas para um assassino que faz abortos vou matar-te.»
Assim como não reconhece como terrorismo cristão os muitos atentados, com Antrax ou bombas, e as ameaças dirigidas a trabalhadores da Planned Parenthood.
Nem consideram ser um incitamento ao ódio as palavras de vários «respeitáveis» e «venerandos» pastores como Randall Terry, o fundador dos grupo «Operation Rescue» e «Sociedade para a Verdade e Justiça» que que afirmou "Vocês pessoas do aborto é melhor fugirem, porque nós encontrá-los-emos e executá-los-emos».
# um artigo de Palmira F. da Silva,
Obviamente que na nossa sociedade cristã estes terroristas são considerados aberrações, com comportamentos desviantes, não contando para engrossar as fileiras do rebanho. O que toda a gente sabe bem é que existem mãos cheias destes pensamentos nas gentes cristãs, não sendo no entanto expurgados e postos em acção.
terça-feira, agosto 02, 2005
Blogs e blogers II
O Jaimemorto já tinha colocado este link no seu blog maravilha, mas acho que vale a pena reforçar, está muito fixe, principalmente para quem se interessa por ilustração infantil. Gerido por André Letria, Carla Pott entre outros. http://escreverparaoboneco.blogspot.com/
Mão Morta
Para quem estiver interessado, a secção "Mão Morta ao fim da tarde nº" será a partir de hoje transferida para o blog Contradictorium, com link aí do lado direito. Obrigados.
segunda-feira, agosto 01, 2005
Portugal no seu melhor!
No sábado fomos a um casamento e em cima das mesas estava um cartão com o seguinte: