Blogue de gente de verbo fácil e língua afiada como uma espada de hara-kiri. Alimentado por: Conde, DeNunes, Dulcineia, Edgarganta, Gaja do Teatro, Goretti, Grace Kelly, Jaimemorto, Mousezinger, Romero, Stôra e Toni Ciganita

domingo, outubro 23, 2005

Mais Astérix

a pedido da Dulcineia aqui ficam mais uns apontamentos de classe contidos em Astérix, sobretudo antes do desaparecimento do seu argumentista original.
No clássico "Astérix e Cleópatra" nem precisamos de passar da capa do álbum para encontrar a primeira referência ao mundo cultural, neste caso ao cinema. A capa gizada por Goscinny e Uderzo remete directamente para o poster do emblemático filme protagonizado pela mulher fatal Elizabeth Taylor. No próprio desenrolar da estória há referências não necessariamente visuais, como a insistência em falar do belo nariz de Cleópatra, com o sentido de parodiar a frase famosa do literato Pascal "Se o nariz de Cleópatra fosse mais curto, a face do mundo seria mudada."


Dando outro exemplo no que diz respeito à pintura, em "Astérix e os Belgas" há uma alusão directa a um quadro de Pieter Bruegel, O Velho. O banquete idealizado por Goscinny e Uderzo é absolutamente decalcado do "Casamento de Camponeses", actualmente no Kunsthistoriches Museum de Viena, que já tive a grata oportunidade de visitar. Ora veja-se:


estes senhores sabiam mesmo do assunto. Talvez agora já fosse hora de parar e usufruir dos louros. De César e deles próprios.

1 Comments:

Blogger Joana said...

Obrigada. Acho fantástico!

4:24 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home