Blogue de gente de verbo fácil e língua afiada como uma espada de hara-kiri. Alimentado por: Conde, DeNunes, Dulcineia, Edgarganta, Gaja do Teatro, Goretti, Grace Kelly, Jaimemorto, Mousezinger, Romero, Stôra e Toni Ciganita

terça-feira, novembro 08, 2005

Escárnio e Maldizer

Caros tertulianos...

Há muito que vos queria dizer isto.

Estou cansada do acto de criticar por criticar... É muitas vezes um desperdício de energia.

Cada um é responsável pelo seu próprio escárnio e maldizer, mas penso que a crítica deve ser sobretudo e antes de mais, útil.

Por isso, peço que quando criticarem, pensem bem se vale a pena e façam-no de forma útil.


Isto é uma crítica sim. Espero que vos seja, de algum modo útil e a mim também.

Dulcineia

7 Comments:

Blogger ogirdor said...

Dulcineia,
Após a tua carta aberta aos Sanchos Panças de la Tertúlia só me resta esclarecer uma coisita ou mais.
Criticas há as do cinema, do teatro, de álbuns de música e de livros e de outros espectáculos comerciais, vulgo, culturais.
Eu sinto que a belatertúlia pauta-se mais pelo gozo do que nos rodeia, aliás um excelente exercício contínuo de sabermos rir de nós próprios, do que pelo escárnio e mal-dizer, do que a crítica não fundamentada que é, dizes bem, um desperdício de energia.
Não é possível criticar personagens como o Nuno Rogeiro e o Armanda Gama (que aliás, têm ambos um penteado impossível e vestem-se muitas vezes de dourado) por mais que se queira.
Quanto mais não seja porque a energia vai toda para a gargalhada sonora que sai voluntariamente assim que vemos um destes personagens (que aliás nunca vi juntos) neste blog.
Pode ser que, afinal, seja tudo uma questão de semântica. O que para alguns é gozo na sua forma mais pura e idiota para ti é uma crítica.
Deixa-nos brincar com estes moinhos de vento, não os transformes tu em gigantes.

3:58 da tarde

 
Blogger Joana said...

Tens razão.

Longe de mim tirar-vos os moinhos. Não creio que esteja a transformá-los em gigantes.

Simplesmente, acho graça a outras coisas.

7:45 da tarde

 
Blogger stôra said...

Conde, estou contigo! Além do mais é sempre um prazer ler algo que escreves.

7:50 da tarde

 
Blogger pedro vieira said...

dulcineia é essa a beleza deste pasquim 11 vezes democrático, cada um a seu bel-prazer pode postar o que mais lhe importa em determinado momento. Louvada seja a possibilidade de podermos disparatar ou problematizar à vontade, à vez ou ao mesmo tempo.
Para autocrítica já tivemos o maoísmo e foi o que se viu, espero que aqui ninguém queira fazer a sua revolução cultural à medida.

8:32 da tarde

 
Blogger Ricardo Machado said...

Depois de termos um jaimemorto virtuoso no texto, é bastante agradável observar o Conde a soltar a pena e bem! Continua que um dia destes serás aclamado pelos leitores... e pela crítica!

12:02 da tarde

 
Blogger DeNunes said...

eu gostaria de perguntar aos demais, quanto é que o sr. conde anda a depositar nas vossas continhas para tanta e obstinada bajulação.

Se há coisa que não entendo é esta nossa tentação pela lamúria e pelo lamento.

para ti conde, só me ocorrem estes pensamentos: se tens alguma coisa a dizer, diz; s tens alguma coisa a escrever, escreve; mais ninguém o fará por ti.

9:46 da tarde

 
Blogger DeNunes said...

quanto a este abrir de boca suspirado da minha querida dulcineia, gostaria de te dizer, que também eu, em tempos, pensei que esta gente é toda parva ou sofre de alguma espécie de anormalidade comportamental. confesso até que por vezes, corremos o risco de ir onge demais em tão desbocados comentários. mas enfim, até hoje, que me lembre, ainda não fomos presenteados com uma bela murraça na fronha de algum mais ofendido.
mais informo, que por vezes passam pela mesa assuntos da mais alta seriedade, e têm merecido de todos, o respeito e o envolvimento adequado. mesmo para aqueles que no fim, regressam a casa incomodados...

há momentos para tudo, só temos que saber identificá-los.

10:21 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home