Blogue de gente de verbo fácil e língua afiada como uma espada de hara-kiri. Alimentado por: Conde, DeNunes, Dulcineia, Edgarganta, Gaja do Teatro, Goretti, Grace Kelly, Jaimemorto, Mousezinger, Romero, Stôra e Toni Ciganita

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Filhos do DIU

Concordo plenamente com o Conde. Este é um espaço de divulgação.
Vou divulgar. Antes quero fazer um alerta: o que ora relato não vem do backgroud.

O trabalho feito por alguns Centros de Saúde da cidade é de louvar.
O costume: poucos recursos materiais, poucos médicos, enfermeiros contratados, blá, blá.. mas muita vocação e muita vontade de mudar realidades.
Devem sabem que nas consultas de Planeamento Familiar é divulgada informação sobre os vários métodos anticoncepcionais à disposição da utente. São facultados gratuitamente os seguintes: pílulas, preservativos, diafragmas, DIU's e implantes. De todos o que apresenta maior custo é o implante e na categoria "acção de longa duração" é o mais requisitado e o mais eficaz. Porém, é o mais caro, por isso na categoria "acção de longa duração" resta o DIU. Ainda por cima (sugestivo!!), os Centros de Saúde têm em maior quantidade. Diz a economia que quando o produto é em excesso à que escoar. Pois é mas o DIU: pode ser expulso do útero espontaneamente especialmente durante os 3 primeiros meses, deve a mulher deslocar-se a uma consulta 30 dias após a colocação, a mulher não pode ter vários pareciros e não pode haver exposição a DST's. Exceptuando a primeira causa, que pode calhar a qualquer um as duas últimas, em ambientes de fragilidade social e ciclos de miséria que duram gerações , são mais que muitos!
Aqui há dias ouvi uma expressão muito interessante quando eu perguntava: então vai ter outro bébé (depois de 4)? Resposta: Sim, mais um. Este é filho do DIU! Brevemente em qualquer playground perto de si!

Tá divulgado!