Blogue de gente de verbo fácil e língua afiada como uma espada de hara-kiri. Alimentado por: Conde, DeNunes, Dulcineia, Edgarganta, Gaja do Teatro, Goretti, Grace Kelly, Jaimemorto, Mousezinger, Romero, Stôra e Toni Ciganita

quinta-feira, abril 28, 2005

Público versus Privado

Hoje, a minha turma de 1º Ano e mais duas da escola, fomos ver o espectáculo no Teatro da Trindade "Os Amigos do Peito" no âmbito de uma iniciativa da Câmara de Lisboa. Felicidade total pois raramente as nossas crianças saem da escola, dado que tudo é a pagar.Como somos uma escola probrezinha fomos a pé até ao teatro com os pequenitos a queixarem-se do calor e da distância. Fomos os primeiros a chegar, mas tivemos que esperar que as escolas privadas entrassem antes, pois nós éramos da "Câmara" e tínhamos que esperar que todos os outros estivessem instalados. É lógico que nós "ralé" do ensino fomos para as galerias e os outros para a plateia. Ora quem ficasse de lado nas galerias não conseguia ver. Crianças a queixarem-se, professores a tentar fazer alguma coisa e uma tipa do Teatro a reclamar que nós éramos muito complicados.
Finalmente a criançada fica sentada e o espectáculo começa. Os alunos da "Câmara" dançam, cantam, divertem-se. Os alunos do "privado" nem se mexiam pois há que manter uma pose.
Quando o espectáculo acaba, um dos artistas com um papel na mão, agradece a presença das escolas da "Câmara"... Silêncio pois as nossas crianças sabem que andam numa escola com nome, "Câmara" é que não. Não há palmas da nossa parte. De seguida, o artista agradece ao colégio tal... Externato tal... Só nós é que não tínhamos nome.
Bom, conclusão Um viva! para as escolas da "Câmara", que eu não trocava por nada.

7 Comments:

Blogger Unknown said...

Bolas! Eu até fiquei com vergonha de ter andado num colégio particular até ao 8º ano depois de lêr isto.
Desculpa Rita.
O que vale é que os teus miúdos viram-me aos saltos na varanda e isso faz-me sentir melhor! Enfim...como eles.

7:11 da tarde

 
Blogger DeNunes said...

...triste país o nosso. triste mundo capitalista. cultura provinciana. corem-se as bochechas de vergonha...

8:03 da tarde

 
Blogger pedro vieira said...

e ainda houve quem colocasse reticicências a certas e determinadas ideias que envolviam fuzis, praças de touros e capitães com cabelo à Jorge Clónei nos idos de 70...Se fosse hoje talvez tivesse mais apoios.

1:03 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Pois eu penso que as instituições privadas vêm fortalecer os valores e a postura na vida adulta como membros mais válidos na sociedade.A disciplina imposta surge como benéfica e salutar em contraponto com o desleixe e "deixa andar" das escolinhas do estado (ou das "Câmaras"). Afirmo com convicção que esta sociedade não funciona melhor porque essa ordem nas coisas do dia a dia não foi imposta às crianças do estado.Nas privadas a história é outra. Sai-se de lá com bases consolidadas tanto no que respeita à aprendizagem teórica como no que respeita ao papel que teremos de desempenhar em relação aos outros, falo no conceito de liderança. Obviamente que há excepções à regra.
Andreotti

10:11 da manhã

 
Blogger pedro vieira said...

sucede que a sacrossanta autoridade paga pelo enxame de privilegiados não deve sobrepôr-se à boa educação e tratamento equitativo entre as instituições. Colocação de crianças em lugares de sala de espectáculo consoante a conta bancária ou a farpela de fino corte não só é grave como patético, venham a mim as criancinhas de "bases consolidadas" e inalienável direito privado. À primeira ameaça de dificuldades procura-se o guarda-chuva do dito Estado incompetente, dai-nos benefícios fiscais mas salvai-nos da mourisca e dos espanhóis, que vilipendiamos mas a quem vendemos o património. Como espectáculo de ópera-bufa tem as suas qualidades, e não só de liderança. Malvado destino que me talhou no ensino público, escrevo como um labrego mas tivesse estudado de bata e pareceria um senhor.

10:58 da manhã

 
Blogger Ricardo Machado said...

Olha, olha, temos aqui um engraçadinho (Anonimous andreotti)! entre os participantes deste blog existem uns que na sua juventude "privaram" e outros que "estataram", mas penso que uns não se consideram mais válidos que outros. Da minha parte, digo que as "escolinhas do estado" são tão benéficas para a educação da nossa juventude como as instituições que supostamente criam elites, que obviamente também possuem as suas ovelhas negras. Andei em escolas do estado e aqui estou para contar. Trabalho honestamente e pago os meus impostos. Sempre que posso tento ser útil à sociedade. Quanto aos meus valores, acho que os tenho. Relativamente ao conceito de liderança, já sabemos no que é que isso deu quando aplicado sem critérios, ou com os tais valores...

12:49 da tarde

 
Blogger marta carreiras said...

Eu só gostava de saber porque é que não te identificas. Das duas uma, ou não tens nome ou não aprendeste nada no colégio!!

12:22 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home