Blogue de gente de verbo fácil e língua afiada como uma espada de hara-kiri. Alimentado por: Conde, DeNunes, Dulcineia, Edgarganta, Gaja do Teatro, Goretti, Grace Kelly, Jaimemorto, Mousezinger, Romero, Stôra e Toni Ciganita

segunda-feira, julho 31, 2006

depois do atropelamento mortal do último exemplar pela Stora...

...Lince regressa à serra da Malcata a partir de 2010

O felino mais ameaçado do planeta, o lince-ibérico, deverá regressar a partir de 2010 ao seu último habitat em Portugal: o Parque Natural da Serra da Malcata (PNSM), que se está a preparar para acolher exemplares vindos de Espanha.
De acordo com o director do PNSM, Pedro Sarmento, a ideia é criar na Malcata um centro de reprodução natural semelhante ao do Parque Nacional de Doñana, na Andaluzia, que surgiu na sequência de um programa lançado pelo Ministério do Ambiente espanhol, em 1999. O mais recente estudo sobre o lince apresenta "resultados muito maus", diz Pedro Sarmento, sublinhando que já não existe um único exemplar em Portugal e que os últimos do planeta estão todos em território espanhol. Existem, em estado selvagem, uns 30 no Parque Nacional de Doñana e 110 em Serra Morena.
Para já, vai ser criado um segundo centro de reprodução em Espanha, também na Adaluzia, que vai começar a receber linces em Setembro. "E está já aprovada a criação de mais cinco ou seis centros (uns para reprodução e outros para jardim zoológico), de entre os quais está o da Malcata", revela Pedro Sarmento, adiantando que Portugal só vai receber os primeiros linces para reprodução quando se atingir uma população de 80 a 90 exemplares. Ou seja, refere Pedro Sarmento, quando "os centros que existem estiverem já cheios". "Isto não deverá acontecer antes de 2010", estima o director do PNSM, ao notar que o centro de Doñana começou a dar os seus frutos no final de Março do ano passado, altura em que nasceram as primeiras três crias de uma fêmea recolhida três anos antes.

Público de hoje