Blogue de gente de verbo fácil e língua afiada como uma espada de hara-kiri. Alimentado por: Conde, DeNunes, Dulcineia, Edgarganta, Gaja do Teatro, Goretti, Grace Kelly, Jaimemorto, Mousezinger, Romero, Stôra e Toni Ciganita

sexta-feira, maio 13, 2005

Zé Povinho



Nasceu em Lisboa no dia 21 de Março de 1846. O pai iniciou-o no desenho e não apoiava a inclinação do filho para a caricatura. Todavia, contrariou o pai, trocando os pincéis pelo lápis. Desta forma alcançou a fama internacional como caricaturista exímio, genial ceramista e decorador. Matriculou-se na Academia de Belas-Artes, apresentando, nas exposições, trabalhos muito aplaudidos pela crítica. Continuamente rejeitou propostas aliciantes de jornais estrangeiros, por gostar muito do seu país.


1 Comments:

Blogger Ricardo Machado said...

Pois não concordo com a afirmação que o pai de Raphael não o apoiou na sua inclinação para a caricatura. Não esqueçamos que Manuel Maria Bordalo Pinheiro foi Um dos pioneiros do humorismo português (o pioneiro dos pioneiros foi "Cecília"). Embora não sendo caricaturista, foi através dele que o filho enveredou por este tipo de expressão. A sua tendência para o grotesco veio obviamente do pai. Existem,inclusivamente, registos de Manuel Maria Bordalo Pinheiro que denunciam um espírito e registo caricatural.

11:50 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home